sábado, 27 de março de 2010

Justiça feita. Mas não é suficiente.

Justiça feita. A espada da Justiça desferiu seu golpe mais uma vez, com a condenação do casal Nardoni, pela morte da pequena Isabella. Diante de uma comoção nacional, uma batalha entre promotoria e defesa e provas que marcaram a culpa dos réus, o julgamento terminou na madrugada de hoje com a condenação do pai e da madrasta da garota. Que eles cumpram sua pena e que sua condenação represente mais uma página na história da luta pela justiça, verdade e fim da impunidade em nosso país.
A população ficou satisfeita com o resultado. A família de Isabella pode ficar mais tranquila, ainda que a dor seja eterna. Mas isso ainda não é suficiente...
Agora a história é outra.
É preciso que as leis, sobretudo, as que se referem às condenações de criminosos sejam revistas e postas em prática de forma efetiva, para que as penas sejam cumpridas à risca. Cada dia deve ser vivido pelo detento como um período para que reflita sobre o que fez. E se ao final de sua pena ele não se recuperar, ao menos que tenha pago pelas atrocidades.
O que se pode fazer para que isso aconteça?
Políticos comprometidos, corupção cada vez menos presente, povo que participa da vida do país de forma efetiva de verdade, imprensa que não perde tempo em pormenores e relata apenas a verdade, enfim, a participação ativa de todas as pessoas.
Assim a justiça bradará sua espada para enfrentar os culpados e defender sempre os inocentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário